Entrada do cemitério na estrada Fornos - Tabosa |
Fornos de Maceira Dão – Estrada para Tabosa
O antigo acesso de Fornos para Tabosa cingia-se a um caminho estreito da aldeia até à Igreja Paroquial. Daí ao cemitério, seguindo acostado ao lado norte da Quinta do Solar de Santo António que era na época, pertença da Família Queirós.
Direccionava-se para a esquerda, a nascente da Quinta das Poças e avançava, embocando na atual curva do ribeiro que vem da Serra de Santo António dos Cabaços, também apelidada, a curva dos paralelos, seguindo então para Tabosa.
Este velho caminho é parte integrante dos percursos percorridos pelos peregrinos de Santiago, oriundos de localidades a sul de Fornos de Maceira Dão
A estrada atual, data do ano de 1944. O granito utilizado na construção, foi extraído duma pedreira na parte superior da curva do Cano Grande logo a seguir às Poças, ainda visíveis para quem ali circule.
Toda a brita utilizada para o piso foi esmiuçada manualmente.
A brita, o rachão e pedra de muros foram transportadas por diversas juntas de bois, de Manuel do Joaninho e de Severo da Fonseca.
A estrada foi rasgada a pá e picareta, e a técnica de construção utilizada “o macadame” que como sabemos, o processo foi inventado no século XIX pelo engenheiro escocês John Loudon Mcadam.
Tardiamente, recebeu alcatrão, suponho que no ano de 1981.
Estrada de Fornos - Tabosa. A saída Norte da aldeia, tendo como referencia o Solar de Santo António |
A entrada da Quinta das Poças na Estrada Fornos Tabosa |
Pormenor do antigo caminho Fornos - Tabosa |
Imagem retirada do antigo caminho de Fornos - Tabosa |
Sinaletica na estrada de Fornos - Tabosa |
Os muros da Quinta do Solar de Santo Antonio na Estrada de Fornos - Tabosa |
Sem comentários:
Enviar um comentário