terça-feira, 26 de novembro de 2013

Fornos Maceira Dão. Capela de São Tomás de Aquino



Capela de S. Tomás de Aquino
O Santo Dominicano advogado dos estudantes e da sabedoria
A Sua festa litúrgica é a 28 de Janeiro
A sua frase mais celebre O primeiro degrau para a sabedoria é a humildade."

Esta capela foi construída em 1711 pelo Padre Manuel da Costa Lopes, junto da sua residência, nos últimos anos da sua vida. Foi benzida em 01 de Outubro desse ano pelo padre Francisco Correia, pároco da Freguesia de Fornos de Maceira Dão, natural da aldeia de Parada, da Freguesia de S. Miguel do Outeiro.
O seu fundador, morreu em 1715,  tendo sido nela sepultado.
É notável a pedra tumular de sua irmã Mariana da Costa, também ali sepultada, e que contem uma coroa e folha de palma em baixo relevo esculpido. É curioso que naquela época, a zona onde a capela foi construída, era denominada de Aldeia Nova.
Em 1810, com as invasões francesas, por receio de saque, o recheio foi retirado, dando-se o inicio da sua ruína, sendo que em 1860 já se encontrava sem telhado.
Um crucifixo em madeira está na posse de uma herdeira – a filha do Sr. Américo do Banho (Termas de Alcafache), e os santos, S. Tomás e S. Tomé, numa capela privada em Covelas – Santa Cruz da Trapa – S. Pedro do Sul.
Em 1985, a capela foi adquirida pela Junta de Freguesia, e doada à Fabrica da Igreja.
O Restauro iniciou-se em 1992, da responsabilidade da Associação Cultural Fornos Maceira Dão, com o aval daquela entidade.
Os apoios surgiram do Governo Civil Viseu, Associação Fornos (lucros festas, bailes e outras atividades), Câmara Municipal Mangualde, População e amigos da Freguesia e ainda do Instituto Juventude de Viseu.
O Santo foi oferecido por António Loureiro, obra de um escultor de Oliveira do Hospital.
Outras informações adicionais consultar,
Arquivo Distrital Viseu,
Jornal Renascimento na sua edição de 01 de Maio de 1993,
Herdeiros da capela.


Baixo relevo na sepultura da irmã do fundador da Capela

Sem comentários:

Enviar um comentário