quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Percurso Pedestre ou trilho da Beselga - Penedono

Bebedouro das galinhas

Introdução

Irei selecionar e divulgar, um número de percursos ecológicos, que já elaborei e executei, considerando diversos aspetos: Sociológicos, culturais, históricos, religiosos, arquitetónicos, geológicos, biológicos, recursos naturais, habitats dulçaquícolas e terrestres, entre outros.
Farei um guião escrito, e anexarei a recolha de alguma informação no meio, junto da população.

Porem, não irei recolher informação com registo já existente. Deixarei para os interessados na realização do percurso, essa mesma recolha. O objetivo é dilatar informação adicional, há existente.

Esta divulgação, agregará também um conjunto de fotografias - não todas - de interesse para os pedestrianistas, ajudando-os na sua visualização no local.

Acumularei demais informação na presunção de uma ajuda no desempenho integral dos interessados na realização dos percursos.

A planificação de alguns dados do percurso, e a sua apresentação, pode, no entanto, envolver eventuais lacunas. Esta será a plataforma inicial, com vista à sua melhoria;

Pretende-se ainda, com esta divulgação, a sensibilização da população para a proteção e conservação dos lugares e de todos os tipos de património aí existentes,

O desenvolvimento socioeconómico de locais deprimidos,

Sensibilização dos municípios ou outras instituições, com vista à implementação de um percurso pedestre, e sua aprovação junto da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.

A imponente torre sineira da Igreja Paroquial de Beselga

Planta global do percurso

Fase inicial trilho Beselga (Igreja - Rio)

Inicie o seu percurso no adro da Igreja Paroquial. Caminhe pela rua em frente da torre sineira em direçao ao rio.

Em breve pode admirar este belo cruzeiro.

Cruzeiro na zona antiga da aldeia da Beselga

As imagens na base do cruzeiro

Aprecie a arquitetura de outras épocas.

Admire a capela e um velho forno de cozer pão, inativo.

Alcançou o ribeiro com uma represa e ponte. Que bela praia fluvial naquele espaço poderia nascer.

Local aprazível, este, na Beselga

Percorridos 110 metros após o rio, vai deparar com um cruzeiro arruinado.

Na rua da esquerda, avista uma fonte de chafurdo.

No entanto, deve voltar e continuar o seu percurso para o lado direito do cruzeiro.

Andados sensivelmente 40 metros, volte para a esquerda e prossiga. vai passar nas traseiras de uma habitação.

No trilho da Beselga

Decorridos cerca de 170 metros, observe uma construção circular para o seu lado esquerdo. Um pombal em ruína.

Pombal na Beselga
Pormenor do interior do pombal

Cerca de 500 metros após o pombal, nas coordenadas e mapa abaixo, volta para a direita.

Observe este mapa e prossiga de acordo com a linha amarela que elaborei para si.

Vai andar cerca de mais de 650 metros em floresta, e cruzar com outra rua. Volte agora para a esquerda.
Neste local, observei um esquilo. Embora tenta-se, não consegui obter fotografia.

Ao percorrer mais de 400 metros, alcançou uma estreita rua em alcatrão. Volte para a direita.

Passa por uma charca.

A Charca onde irá passar

Avista uma casa de habitação com agro pecuária, e, ao encontrar nova rua vira para a direita e prossiga, agora a descer, para a Barragem da Dama.

A Barragem da Dama tem espaços para merendar ou descansar por entre carvalhos e castanheiros

Retome, caminhando rua abaixo. Se pretender ver o paredão da barragem, então corta para a rua à esquerda e observe, caso haja caudal, o véu de noiva:

O véu de noiva da Dama
 Veja o filme também em:

Retome a sua caminhada, em direção à planície e aldeia da Beselga.
Percorreu mais 1200 metros e, ao encontrar outra habitação, apercebeu-se de nova rua. Continue em direção à aldeia.

Atravessa o rio e alcança outro cruzeiro.

Aqui, vira à esquerda para uma rua de acesso aos campos agrícolas e ao atingir um pequeno curso de água, que também chamam de barroca, volta para a direita e em breve chegou à aldeia.

Planta da fase final do trilho da Beselga

Então, já na aldeia, volta para a esquerda e passa junto do polivalente da Beselga. Continua até à estrada nacional nº 229, admira uma alminha ali existente e corta para a direita. Passa na paragem do autocarro, depois no café onde pode tomar uma bebida bem confortante.

Sobe pela Rua Laje da Pipa e atravessa pelo viaduto para observar os painéis em azulejos e a Capela do Senhor dos Passos.

Azulejos - Beselga

Santuário do Senhor dos Passos - Beselga
Regresse ao trilho e siga pela rua ao lado do viaduto. Aprecie mais um forno, ainda utilizado para cosedura da broa.

O Forno

Retomou seu trilho e apercebeu-se de que o percurso terminou. Caminhou cerca de 9 quilómetros.

Boas caminhadas

Se dispõe de mais tempo, pode ainda observar na Beselga:

Cruzeiro do Adro

Diagnosticava alguns dos aspetos mais significativos observados:

Despovoamento inquietante; juventude, não constatei; abandono dos campos, muitos com apetências agrícolas elevadas, quer dos solos, quer de recursos hídricos; não observei quaisquer atividade artesanal, embora outrora ela existisse; ausência de estruturas de empregabilidade para quem quiser regressar.