quinta-feira, 2 de março de 2017

Percurso Pedestre ou trilho de Valagotes - Aguiar da Beira

Património de Valagotes

Planta do percurso ou trilho de Valagotes - Aguiar da Beira

Inicie o seu percurso no adro da Capela Nova de Santo António.

Capela Nova - Valagotes
Espreite esta invulgar construção ali ao lado.

Valagotes, construção invulgar

Fase inicial do percurso de Valagotes

Desça para o centro da aldeia admirando:

Nicho - Valagotes

Alminha em Valagotes - Onde pára a sua base
Exposto em Valagotes

Agora na Rua Principal, caminhe estrada acima.

Ao terminar a curva, e um muro de quintal, volte para a direita.

No próximo cruzar de ruas, volte para a esquerda e vai entrar na serra.

Percorridos 500 metros vira para a esquerda. Avance nessa rua e ignore os cruzamentos que vai encontrar.

Encontrou um depósito de água, e, em breve, chegará a uma zona de piqueniques. Antes de alcançar as casas de banho vire para a direita, para admirar a paisagem num miradouro colocado num afloramento.

Miradouro em Valagotes - Aguiar da Beira

Junto do miradouro de Valagotes

Se repousou por uns instantes, retome, agora, pela estrada de alcatrão, para a sua direita.

Decorridos 200 metros, volte para um estradão na sua esquerda. (ver mapa da fase inicial do percurso).

Abrangidos mais 400 metros, e como reparou, atingiu a primeira rua á direita, é pois por ela que deve seguir.

erica lusitanica no percurso de Valagotes

Caminhados mais 500 metros alcançou uma rua em paralelos, vire para a direita. O trilho entrou em territórios do Concelho de Penalva do Castelo.

Cinquenta metros depois, volte para a esquerda, em descida suave, em rua perpendicular á que trazia.

Ao chegar a uma “encruzilhada” de ruas, volte para a direita a fim de observar uma pequena aldeia abandonada e um pombal. Pelos anos sessenta do século passado teve esta aldeia 25 moradores.

Aldeia abandonada, em território de Penalva do Castelo

Pombal com Gargula

Ano de 1892

Regresse á “encruzilhada” e prossiga na rua de acesso á Quinta da Cerca. Ver mapa:

Segunda fase do percurso de Valagotes (inclui territórios do Concelho Penalva do Castelo

O líquen xanthoria parietina a colonizar um poste de cimento e suporte de videiras

Nesta localidade, ainda com três famílias moradoras, aprecie os rebanhos, a plantação do cardo, pode comprar queijo da serra certificado de queijaria local, comprar azeite outros produtos biológicos, onde são utilizados estrumes das ovelhas e mato da floresta, e ainda socializar.

Rebanho e montes de mato, estes usados na agricultura biológica.

Plantação de cardo na Quinta da Cerca

Se dispensou algum tempo no local, não se atrase pois tem ainda 1,5 quilómetros para chegar ao fim do trilho.

Avance, na continuação da rua que trazia, obedecendo a expressão “sempre em frente”.

Ao chegar ao pinhal, ou continua em frente, que recomendo, ou escolhe a alternativa marcada a azul no seu mapa, mais á esquerda.

Por qualquer das vias que optou, ao cruzar com nova rua, volta para a direita e admire a biodiversidade (rosmaninhos por exemplo, e a geodiversidade – as formas geológicas do granito, etc.).

Em curto tempo e caminho percorrido, eis que depara com várias direções. Volte para a esquerda com caminho plano mas que tende em breve descer.

Vá descendo, e repare nos sinais de presença de esquilos.

Prova da presença de esquilos no percurso de Valagotes

Aprecie também a geodiversidade.

A geodiversidade no percurso de Valagotes

Já avistou a aldeia de Valagotes.

Num instante surge outro caminho. Volte para a esquerda e como verificou, a rua por onde seguiu formou um cotovelo bem fechado, está no caminho certo.

Atravessou o pequeno vale e está na aldeia.

Ultima fase do trilho de Valagotes

O século XIX foi marcante na comunidade de Valagotes

Passou pela Capela Velha, as casas de outros tempos, a laje dos cereais e eis que chegou ao final do seu trilho.

Capela Velha de Santo António - Valagotes
Torre sineira da Capela Velha de Santo António - Valagotes
Altar da Capela Velha de Santo António - Valagotes

Legado Romano ?

Aspetos relevantes do percurso:

Positivos
As florestas com muita vitalidade, diversidade, asseadas, no entanto com elevados casos de nemátodo.

A recolha das resinas.

Inexistência de eucaliptais.

Negativos
Despovoamento e muitas casas desabitadas

Campos agrícolas abandonados

Antigas habitações em ruínas

Há exceção de um perímetro de sensivelmente 150 metros das habitações, não avistei qualquer animal selvagem no percurso.

Iniciativas locais aconselhadas:

1 - Empenhamento autárquico (Câmara ou Junta de Freguesia), junto da Comunidade, com vista a uma pequena estrutura de AL – Alojamento Local. Simples e possível. Quem não dispõe de um quarto para alugar na sua habitação?

2 - Empenhamento autárquico (Câmara ou Junta de Freguesia), junto da Comunidade, com vista ao aconselhamento em atividade artesanal e ou produção e confeção tradicional de bens alimentares.

3 - Empenhamento autárquico (Câmara ou Junta de Freguesia), ou qualquer entidade, ou privados, com vista Implementação e homologação de percurso pedestre.

4 - Empenhamento autárquico (Câmara ou Junta de Freguesia), junto da Comunidade, com vista á recuperação de pequenas casas e promoção da sua venda a potenciais interessados.

5 - Empenhamento autárquico (Câmara ou Junta de Freguesia), junto da Comunidade, com vista ao emparcelamento de terrenos e colocar a eventuais interessados, na produção agrícola (queijo da serra, frutas de montanha, olival, frutos secos, plantas aromáticas, plantas medicinais, ou outras), já que a propriedade está muito dividida não sendo pois viável quaisquer investimento.

6 - Empenhamento autárquico (Câmara ou Junta de Freguesia), junto da Administração Central, com vista á alteração e adequação legislativa para zonas deprimidas, cujas realidades os dirigentes desconhecem.

7 – E demais iniciativas, porque as há. A elaboração deste percurso, em si, já permitiu, a compra de alguns produtos locais, o queijo, o azeite e outros poderão surgir.

8 – A introdução de animais selvagens, não para a caça, que foi dizimada, pois nada vi de fauna, neste percurso, mas para controlo de habitats e para observação, captando visitantes e investidores.

9 - Elaboração, pelas autarquias, de folheto informativo, pormenorizado, para cada um dos percursos existentes no concelho.