segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Percurso pedestre ou trilho de Santo Amaro de Azurara e Santa Luzia - Mangualde




Pretende-se:
Sensibilização dos municípios ou outras instituições, com vista à implementação de percurso pedestre, e sua aprovação junto da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.

 Capela

As fases do percurso
Mapa do Percurso
Fase inicial do percurso

Fase 2 do percurso

Fase 3 do percurso

Fase 4 do percurso

última fase do percurso

Descrição breve do percurso
O percurso pedestre de Santo Amaro e Santa Luzia, tem inicio e fim nas lajes naturais de granito, onde outrora se malhavam os cereais. Seguimos para norte, numa rua que vai ligar á casa solarenga da Família Faro.

No largo, além do Solar, pode admirar a fonte, dois marcos e antigas casas.

Fonte


Marcos com inscrições


 Marco com inscriçoes





Atravessa a galeria sob a casa, e em breve, espreita a capela, e repare na imagem do santo em azulejos, nas oliveiras centenárias e no tanque comunitário de lavar roupa.
Santo Amaro (?)
A Capela

Tanque comunitário

Se tirou fotografias, continue na rua mais à sua direita, ao longo dos muros da quinta.
No topo, vira para a esquerda, em rua empedrada com vivendas e quintais, e segue até passar uma descida mais acentuada e vira à direita. Caminha poucos metros volta para a esquerda ao longo do muro de outra quinta. Caminha e, após um regato, encontra um estradão e volta para a sua esquerda. Percorridos sensivelmente 300 metros, observa uma rua, tb à esquerda, para a aldeia de Santa Luzia. Vá por ela. logo após algumas vivendas, atravessa o ribeiro, entra numa parte antiga da aldeia, casas com varandas de outra época.

                                         Varandinhas

De imediato vira para uma rua à direita e segue o seu percurso, caminhando para uma curva à esquerda que o leva á estrada principal, cruzando-a. Cruza uma segunda rua e vá seguindo, até encontrar um novo estradão, com currais de ovelhas do outro lado do estradão.
Pastorícia

Vira à esquerda, e continua a caminhar até encontrar uma reflorestação do seu lado esquerdo. Encontra nova rua, volta para a esquerda, em ligeira subida, e no topo dos pinheiros mansos, vira de novo à esquerda, e segue até cruzar com novo estradão. Aí, vai apreciar a alminha das Cabeças e segue na rua onde ela se encontra.
                                                     Alminha das Cabeças

Continua a caminhar e vai-se apercebendo da aproximação da aldeia de Santo Amaro.
                                                             Engenho ou picota



                                             Alminha e pôça da Lavandeira

Ao chegar às primeiras casas observe a poça e alminha da Lavandeira. Poucos metros adiante, está na aldeia e ao chegar à rua principal, volta para a direita, avista perto a alminha das lajes
                                                            Alminha das lajes

e soube, e vai aperceber-se que o percurso chegou ao fim, às lajes onde estacionou a sua viatura. Cumprimente quem por ali estiver e vá ao seu propósito.

José Manuel Costa Amaral

Sem comentários:

Enviar um comentário