quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Aldeia do Carvalhal - vista parcial

Descrição do percurso

Planta do percurso

Irei selecionar e divulgar, um número de percursos ecológicos, que já elaborei e executei, considerando diversos aspetos: Sociológicos, culturais, históricos, religiosos, arquitetónicos, geológicos, biológicos, recursos naturais, habitats dulçaquícolas e terrestres, entre outros.
Farei um guião escrito, e anexarei a recolha de alguma informação no meio, junto da população. Porem, não irei recolher informação com registo já existente. Deixarei para os interessados na realização do percurso, essa mesma recolha. O objetivo é dilatar informação adicional, há existente.
Esta divulgação, agregará também um conjunto de fotografias - não todas - de interesse para os pedestrianistas, ajudando-os na sua visualização no local.
Acumularei demais informação na presunção de uma ajuda no desempenho integral dos interessados na realização dos percursos.
A planificação de alguns dados do percurso, e a sua apresentação, pode, no entanto, envolver eventuais lacunas. Esta será a plataforma inicial, com vista à sua melhoria;
Pretende-se ainda, com esta divulgação, a sensibilização da população para a proteção e conservação dos lugares e de todos os tipos de património aí existentes, e;
O desenvolvimento socioeconómico de locais deprimidos, e;
Sensibilização dos municípios ou outras instituições, com vista à implementação de um percurso pedestre, e sua aprovação junto da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.

O percurso (circular) que pela riqueza de aspetos geológicos, o considero um geopercurso.

Determinei o local da partida e fim.

O largo norte da aldeia, numa reta do bairro novo. Iniciei a caminhada para norte. No final da reta, saí do alcatrão e virei à esquerda, caminhando num trilho em terra, com ligeira subida, paralelamente ao regato, em direção à serra. Este troço do percurso, executado numa garganta curiosa, e antes de chegar a dois gigantes blocos de granito, deve dar-se atenção a um penedo que comporta nele, pedras soltas, pequenas e não polidas.

Local da partida

2ª e 3ª fase do percurso

1ª Paragem

Era aqui cultivado um ritual casamenteiro. Homens e mulheres, rumavam ao local, atirando pedras. Se a pedra atirada se fixasse no penedo nos primeiros arremessos, o casamento do atirador estaria para breve, e que era o desejo de todos. O paradigma da época seria casar cedo. Decepcionados ficavam aqueles ou aquelas que após muitos arremessos a pedra se fixava no penedo. Iriam casar tarde. Felizmente, vários moradores do Carvalhal, confirmaram terem recorrido a este cerimonial. Deixando para trás os dois blocos de granito, e miradas as encostas do desfiladeiro, eis-nos próximos da fonte e Santuário da Senhora do Barrocal.

Fonte

2ª Paragem

Neste lugar, vamos apreciar a paisagem, a geodiversidade, o santuário, as sepulturas antropomórficas, a gruta, as ruínas do castro ou castelo, os três penedos associados aos cultos célticos.
                               Gruta da Sra do Barrocal

Um deles com escadaria antropica. O segundo com disposições surpreendentes. Deve ainda observar-se, com muita atenção e alguma cautela, o penedo sobre o desfiladeiro e admirar-se toda a geomorfologia da área.

O 3º penedo de cultos celticos, com vistas para o desfiladeiro

Terminada esta paragem, retomamos o percurso dirigindo-nos para junto da chegada de acesso de viaturas perto da fonte. Do lado oposto à fonte, um pouco para a esquerda, existe um pequeno pisoteio. É a rota que vamos seguir. Poderá aí encontrar-se uma placa indicativa de acesso pedonal às Romãs. Deve pois seguir-se esse trilho que vai dar à aldeia da Romãs.

3ª Paragem

Neste troço do percurso poderá apreciar a paisagem, a geodiversidade (caos de blocos, formas geológicas, diáclases que formaram blocos não deslocados, etc; e a biodiversidade, nomeadamente os líquenes.

A fase entre o Santuário e as Romãs

Caos de blocos

Formas geológicas

Chegados à aldeia das Romãs, o percurso começa a descer e pode, se o entender, visitar a igreja ou ir beber um café num estabelecimento um pouco antes de chegar à igreja. Se não optou por nenhuma delas, logo após às primeiras três a quatro casas, volta para primeira rua à esquerda, dando assim continuidade ao seu percurso.

Fase descendente do percurso (Romãs - estrada de alcatrão)

Em pouco tempo vai encontrar um caminho, e, deve seguir para a sua esquerda, e como reparou, a sua caminhada já desce, pelo que se transforma mais acessível. Num ápice, depara com blocos majestosos de granito. Se o entender, e não é pois muito difícil, nem corre qualquer perigo, poderá observar o interior de uma caverna formada pelos blocos.

Local da caverna

Vídeo sobre a caverna. selecione a seguir a:
Caverna do Barrocal

Continua a sua caminhada até à estrada de alcatrão, voltando para a sua esquerda até à aldeia do Carvalhal.

A penúltima fase do percurso

A estrada é paralela ao rio Coja. Aqui pode observar:

Charca junto à estrada

Uma perdiz por entre os rosmaninhos

Última fase do percurso

Ao chegar a uma encruzilhada, vira de novo à esquerda e deixa para trás a placa de indicação da Aldeia do Companheiro (localidade deserta, perdeu seus moradores). No entanto, pode, se lhe despertar algum interesse, seguir a rua do Companheiro em sensivelmente 100 metros, somente para observar o Rio Coja. Terá, depois, que voltar para trás, em direção da Aldeia do Carvalhal, bem visível para o caminhante. Já no Carvalhal, nas primeiras casas, vai aperceber-se de uma casa com alguns trabalhos em granito (mesas, bancos e fonte) - trabalho manual de artesão. Logo após essa casa repare numa construção típica e em vias de extinção de uma choupana tradicional para abrigo de lenhas.

A choupana

Após a sua observação, de novo segue para a aldeia, passando junto da capela, seguindo a rua, sempre para a sua esquerda, descobrindo as edificações das casas em granito e outros pormenores pitorescos, e eis que chegou ao fim do seu percurso.

Fonte e tanques em granito no Carvalhal

Boas caminhadas eu recomendo.