domingo, 31 de janeiro de 2016

Percurso pedestre ou rota do Granjal - Sernancelhe

Casa do Povo instalada num antigo solar

Breve descrição do percurso pedestre do Granjal - Sernancelhe

Este é o terceiro de um conjunto de percursos que irei selecionar e divulgar, e que já executei.

Considerei diversos aspetos: Sociológicos, culturais, históricos, religiosos, arquitetónicos, geológicos, biológicos, recursos naturais, habitats dulçaquícolas e terrestres, entre outros.

Farei um guião escrito, onde anexarei alguma informação.

Esta divulgação, agregará também um conjunto de fotografias - não todas - de interesse para os pedestrianistas, ajudando-os na sua visualização no local.

A planificação de alguns dados do percurso, e a sua apresentação, pode, no entanto, envolver eventuais lacunas. Esta será a plataforma inicial, com vista à sua melhoria.

Pretende-se ainda, com esta divulgação, a sensibilização da população para a proteção e conservação dos lugares e de todos os tipos de património aí existentes.

O desenvolvimento socioeconómico dos locais.

Sensibilização dos municípios ou outras instituições, com vista à implementação de um percurso pedestre, e sua aprovação junto da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.

Igreja Paroquial (foto panorâmio)

Planta completa do percurso

Assim, e consultando as plantas elaboradas aqui ao seu dispor:

Inicie e finalize o percurso, na rua do lado esquerdo da Igreja e Cemitério de Granjal, junto a um nicho.

Caminhe entre muros em granito e entre soutos, com alguns castanheiros centenários. Ao alcançar o marco de padroado da Universidade de Coimbra,

Marco da Universidade de Coimbra

Castanheiro

siga para a esquerda, até deparar com uma rua empedrada. Volte para a direita. A rua em calçada de granito leva-o até ao local onde se encontra erguido, o santuário de Nossa Senhora das Necessidades,

Capela Sra Necessidades

e outras construções de cunho religioso. Aqui, pode apreciar as edificações, a natureza, as vistas para a barragem do Vilar, para a aldeia da Faia, do Freixinho e seu hotel rural num antigo convento, para Fonte Arcada, para a aldeia de Ferreirim, para a Vila da Ponte, para Sernancelhe, seus soutos e seu santuário, e para outros sítios de especial beleza.
Capela anexa à Sra das Necessidades

Casa do Ermitão junto da Capela da Sra das Necessidades

Nicho, junto da Capela Sra das Necessidades

Panorama para a Vila da Ponte e barragem do Vilar

Castanheiro junto do Santuário

Barragem do Vilar. A Aldeia Freixinho (direita) e Faia (esquerda) fotografia tirada da Sra Necessidades

Admirado o local, prossiga a jornada. Deixou o santuário, pela estrada de acesso a Vila da Ponte, preste aqui atenção pois à sua esquerda, e na direção da barragem, existe um estadão que em 20 a 30 metros tem uma cortada à direita e desce por um caminho tipo romano, com lajes, e vai levá-lo à rua empedrada, e segue por aí. Se no entanto, tiver dificuldade em seguir esse caminho, siga um pouco na rua para a Vila da Ponte e corte para a sua esquerda, pois vai dar à mesma rua por onde deve seguir.

Fase do percurso a seguir ao Santuário da Sra das Necessidades

Emergem poucas pequenas curvas e avista uma esplêndida fonte, com tanque, mesa com bancos para um curto descanso.

Fonte e espaço para curto descanso

Prossiga a caminhada e depara com uma arrecadação agrícola de harmonioso esmero.
 arrecadação

Duas pequenas curvas e surge uma encruzilhada. Volte para a esquerda, já em terra batida e, mais uns metros, continue sempre à esquerda. Vá caminhando e vai aperceber-se, talvez, que ao seu lado direito serpenteia, a alguns metros, um pequeno ribeiro, disfarçado com a vegetação, e eis que avista um pomar de macieiras. Apreciando o vale, que dantes era amanhado intensivamente, encontra um caminho agrícola de maior largueza. Segue para a esquerda até deparar com um belo cruzeiro.

Cruzeiro entre os campos férteis e o Granjal

Aqui, segue pelo caminho à direita, e alcança a estrada de alcatrão.
Fase seguinte do percurso

Atravesse-a e prossiga, atingindo a aldeia. Chegado, pode optar por uma qualquer rua e admire os solares, as capelas, as fontes, o cruzeiro, as casas em granito, e toda a atmosfera da aldeia, beba um café, para posteriormente se abeirar da igreja.
Penúltima fase do percurso e

Ultima fase do percurso do Granjal

Na aldeia do Granjal pode ainda desfrutar:

Santuário da Na Sra da Aparecida
Cruzeiro e casa solarenga

pormenor da entrada

Fonte e Casa com Brazão no centro histórico Granjal

Capela       Outrora uma capela

Fonte na antiga estrada
 Capela de Casa solarenga

Solar

Num campo no meio da aldeia

Brazão

Um percurso sem dificuldade, belo e reconfortante e com muito património construído. Fez a sua reportagem fotográfica? Recorde, mais tarde, em casa, o fascínio do local por onde caminhou.