sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Termas de Sangemil - aspeto da praia e demais estruturas

Brazão do Solar dos fidalgos de Sangemil - Lageosa - Tondela

Introdução

Irei selecionar e divulgar, um número de percursos ecológicos, que já elaborei e executei, considerando diversos aspetos: Sociológicos, culturais, históricos, religiosos, arquitetónicos, geológicos, biológicos, recursos naturais, habitats dulçaquícolas e terrestres, entre outros.

Farei um guião escrito, e anexarei a recolha de alguma informação no meio, junto da população.

Porem, não irei recolher informação com registo já existente. Deixarei para os interessados na realização do percurso, essa mesma recolha. O objetivo é dilatar informação adicional, há existente.

Esta divulgação, agregará também um conjunto de fotografias - não todas - de interesse para os pedestrianistas, ajudando-os na sua visualização no local.

Acumularei demais informação na presunção de uma ajuda no desempenho integral dos interessados na realização dos percursos.

A planificação de alguns dados do percurso, e a sua apresentação, pode, no entanto, envolver eventuais lacunas. Esta será a plataforma inicial, com vista à sua melhoria;

Pretende-se ainda, com esta divulgação, a sensibilização da população para a proteção e conservação dos lugares e de todos os tipos de património aí existentes,

O desenvolvimento socioeconómico de locais deprimidos,

Sensibilização dos municípios ou outras instituições, com vista à implementação de um percurso pedestre, e sua aprovação junto da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.

Planta global do percurso

Fase inicial do percurso

Breve descrição

Antes de começar o seu percurso, observe toda a envolvência da zona termal. Inicie então a caminhada, no Largo das termas de Sangemil, junto do acesso, em rampa, para a praia fluvial.

Caminhe para poente, no sentido das águas do Rio Dão. Repare na Capela singela da Senhora da Saúde.

Capela nas Termas de Sangemil

Prossiga. Poucos metros depois, admire uma modesta fonte, encravada no muro direito da rua.

Fonte

No casario, à sua esquerda, um pouco adiante, aprecie uma bela chaminé.

Bela chaminé bem combinada de telha,granito e xisto

Continue, “sempre em frente ao longo de estrada estreita em alcatrão, e após a curva admire uma casa em granito de arquitetura tradicional.

Casa de arquitetura tradicional à beira da estrada

Planta da fase 2 do percurso de Sangemil

Na mesma rua, vai encontrar em breve, uma estrada à esquerda, a descer, na direção do Rio Dão e aldeia de Sangemil, avance por aí.
Atravessou o rio com algum cuidado, por falta de melhores resguardos, observe uma nora à sua esquerda, e ei-lo chegado à aldeia.

Nora

Repare numa singela pintura na primeira casa à direita. Qual o significado?

Casa em propianho, com símbolo ?

Caminhe, rua acima, na zona histórica de Sangemil, com casas típicas e belas varandas, apesar de imensa ruína. Nestas casas, abaixo da capela, a maior riqueza perdeu-se, todos os seus moradores. Noutros tempos, não muito distantes, alguns moradores, barafustavam, pelo enorme barulho, da bulha causado pelas crianças. Como eu recordo essa época.

Que beleza

Entretanto chegou à Capela. Quanta admiração. Olhe a alminha. E o Solar ao abandono.

Capela de Sangemil
Alminhas junto à capela

Solar dos Fidalgos de Sangemil

Alcançou a Sede da Associação. Se estiver aberta ao público, beba um café e socialize.
Retome sua rota. Em breve, corte para a direita - está na Rua da escola.

Planta da fase final do percurso de Sangemil

Pormenor de porta de casa, onde a seguir deve cortar para a rua à esquerda

Mas atenção que, logo após três vivendas do seu lado direito, vira para uma rua à esquerda, entre quintais.

Ao fundo da rua repare numa casa pequena, do lado direito, construída em tabique.

Construção em tabique

Construção em Tabique

Quintal

Continue a caminhar e, nessa rua direcionada mais para a direita - Rua de Santo António -  e vai embocar na N337.
Com mais cuidado, vira para o seu lado esquerdo e a descer, vai aperceber-se, logo após a curva mais fechada, do balneário termal.
Vira para a esquerda, passa ao lado do edifício e em breve alcança a ponte pedonal. “a ponte é uma passagem… prá outra margem”

Neste percurso circular, de pequeníssima rota, caminhou cerca de 3 500 metros.