sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Percurso Pedestre ou trilho da Barragem da Fumadinha - Aguiar da Beira

Casa do Corte e Barragem da Fumadinha em Aguiar da Beira
Introdução

Irei selecionar e divulgar, um número de percursos ecológicos, que já elaborei e executei, considerando diversos aspetos: Sociológicos, culturais, históricos, religiosos, arquitetónicos, geológicos, biológicos, recursos naturais, habitats dulçaquícolas e terrestres, entre outros.

Farei um guião escrito, e anexarei a recolha de alguma informação no meio, junto da população.

Porem, não irei recolher informação com registo já existente. Deixarei para os interessados na realização do percurso, essa mesma recolha. O objetivo é dilatar informação adicional, há existente.

Esta divulgação, agregará também um conjunto de fotografias - não todas - de interesse para os pedestrianistas, ajudando-os na sua visualização no local.

Acumularei demais informação na presunção de uma ajuda no desempenho integral dos interessados na realização dos percursos.

A planificação de alguns dados do percurso, e a sua apresentação, pode, no entanto, envolver eventuais lacunas. Esta será a plataforma inicial, com vista à sua melhoria;

Pretende-se ainda, com esta divulgação, a sensibilização da população para a proteção e conservação dos lugares e de todos os tipos de património aí existentes,

O desenvolvimento socioeconómico de locais deprimidos,

Sensibilização dos municípios ou outras instituições, com vista à implementação de um percurso pedestre, e sua aprovação junto da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.

Geodiversidade junto da Aldeia da Fumadinha

Ilhéu e Garça
Planta Global do percurso

Planta da fase inicial do percurso, até ao paredão da barragem

Planta do troço: Paredão da barragem até à torre de vigia passando pela lagoa e geomonumento

Planta da ultima fase do percurso: Torre de vigia - aldeia da Fumadinha

Breve descrição

Inicie o seu percurso logo que chegado à primeira casa, lado esquerdo, da aldeia da Fumadinha, junto das árvores à beira da estrada, num pequeno largo.

Vire de imediato à esquerda, para uma pequena rua estreita, a fim de apreciar uma laje onde, noutros tempos, malhavam e secavam cereais. Pode aí ver também, um canastro ou espigueiro, uma casa entre grandes rochedos – a casa do corte, um outro afloramento, as vistas para o lado sul da aldeia, para a barragem e observar ainda a biodiversidade envolvente.

Canastro da laje da Fumadinha Junto à Casa do corte

Afloramento junto da Laje da Fumadinha e casa do corte, vendo-se ao fundo parte da albufeira

Regresse pela mesma rua e ao chegar ao largo onde estacionou, reinicie o percurso virando para a esquerda e caminhe pela aldeia até encontrar o bonito lençol de água.

Aldeia da Fumadinha (lado sul) espelhada na água da albufeira

Volte para a esquerda e atravesse a barragem que o vai levar ao lado sul da aldeia. Siga até à capela e continue até deixar para trás a aldeia.

Num ápice, volte para a direita, descendo para a barragem, caminhe ao seu lado e eis que chegou ao paredão. Atravesso-o com algum cuidado e aprecie o cenário.

Paredão da Barragem

Terminado o paredão, e, num piso curto de alcatrão, corte imediatamente na primeira rua à esquerda, e siga em frente por entre os campos abeirados do rio ou ribeiro.

Passa por um barracão agrícola e sem deixar esse estradão, vai presenciar um penedo que forma uma galeria.

Penedo com galeria

Continue nesse estradão e ao abeirar a um ponto em que o percurso é plano – sem declives – caminhe para a sua direita e observe uma lagoa, nascida da extração de granito.

Lagoa em outrora local de extração de granito

Volte de novo ao estradão e em breves metros repare num afloramento, que considero geomonumento, com uma cruz no topo. Tente visitar, para tal, atrevesse um pouco a serra, embora não disponha aí de trilho. Valeu a pena.

Geomonumento provável local de culto

Volte de novo e siga para a direita e já a subir, continue a sua caminhada.

Decorridos poucas centenas de metros, encontra um trilho á sua direita, que o vai levar à torre de vigia de antigos guardas florestais. Aprecie em todo o redor.

Regresse de novo ao estradão e retome a caminhada voltando para a sua direita. Percorra algumas centenas de metros e ao ver um afloramento vire para a direita, e já a descer, passa junto de barracões agrícolas e vai alcançar a barragem.

Afloramento

Contorne para a esquerda e em breve vai atravessar um outro braço do lençol de água, e se tiver sorte, pode aí avistar um casal de lontras (como já eu avistei diversas vezes) e em curta distancia, notou que chegou ao ponto de chegada/partida.

Dobre então para a aldeia e eis terminado o seu percurso.

Imagem que pode ver na fase final do percurso - esteja atento a este geocaracol

Esteja atento

ardea cinerea na barragem da Fumadinha